A vida original

Guilherme Meneghelli
2 min readDec 25, 2023
📷🌳🤍 @taga.as

A vida se origina de uma combinação de elementos a partir do hidrogênio que corre, orbita, se funde e forma outros elementos e depois de bilhões de anos começamos nossa história de vida, o que significa que algo passou a fazer parte de algo maior, mas não tomar conta daquela estrutura e sim colaborar por dentro, tal a história dos aminoácidos e a mitocôndria, as primeiras proteínas vieram de poeiras estelares e construíram os primeiros geradores de energia nucleares, os famosos geradores de ATP, campeão de argumento para suplementos alimentares, primeiro roteiro original: o Ciclo de Krebs.

A vida, como a conhecemos, de braços e pernas, errante, que se mistura com terra e água se deu justamente dessa combinação nos mangues ancestrais, das primeiras plantas e seu íntimo contato com a água, e dessa mistura saborosa, potente e fluída surgiram as primeiras formas e fomos ficando cada vez mais e mais complexos.

Hoje o planeta é um inteligente organismo que se desenvolveu por mais de 5 bilhões de anos e age com tal maturidade, o que chamamos de forças da natureza é uma combinação cósmica de elementos de energia que operam por ressonância, como o calor e o giro dos elementos atômicos, tal combinação teve influência direta da ação humana e o planeta está aquecendo muito rápido, os recursos estão sendo retirados de suas fontes com tamanha velocidade que a resposta tem sido ligeira, geleiras desgarrando, o nível do mar subindo e a terra se alimentando de tudo. Cada cidade submersa será uma fonte de vida para tudo ir se grudando e surgir ali uma nova comunidade de sei lá o que, mas a vida vai seguir.

Fato é que temos conhecimentos para ter uma relação melhor com o planeta, mas é um tanto complexo, por não acreditar na ideia de matéria, mas sim de energias aparentemente estáveis, tomo consciência cada vez mais do movimento das coisas e que mesmo as leis da física não são absolutas, a natureza não cabe em fórmulas, está além, é uma canção linda que, se você escutar profundamente, grita com todos nós.

Há um pedido de socorro, um perdido de esperança, mas tá tudo bem, perdido mesmo. Nossa espécie vai ser devorada pelas consequências de nós mesmos e outras formas de vida irão tomar conta desse planeta. De maneira mais natural, menos racional, óbvio!

Então, até lá, até a gente reverter a estupidez do antroposceno, vou me despedindo, vivendo a natureza e procurando causar cada vez menos impacto em tudo, e viver por ressonância encontrando cada vez mais dos nossos, que não se excluem de nada, que fazem parte de tudo e, assim, vivem cada um na sua, tudo junto e misturado.

--

--

Guilherme Meneghelli

Baseado em planta 🌱 Subindo em árvore 🌳 Vivendo na nuvem 💭