O Organismo

Guilherme Meneghelli
10 min readOct 8, 2018
Leonardo da Vinci e o Homem Vitruviano — é interessante observar que a área total do círculo é idêntica à área total do quadrado (quadratura do círculo) e este desenho pode ser considerado um algoritmo matemático para calcular o valor do número irracional phi (aproximadamente 1,618).

Pensa que o seu corpo é uma máquina incrível, capaz de suportar muito mais do você pode imaginar, que o seu cérebro é um processador incrível, super transparente e cheio de clareza, pensa que as suas engrenagens podem ter um encaixe perfeito e que o combustível que te move pode ainda ajudar a reciclar tudo que tem dentro de você, aprimorar e se reintegrar ao organismo maior de forma muito mais equilibrada e justa…

Tem um caminho! E colocar a máquina nesse caminho envolve a criação de um ambiente adequado de experiência para que você possa experimentar por si os benefícios de qualquer sugestão de melhora para a sua vida. Todos os hábitos que venho implementando em minha vida procuro fazer de forma a sentir seus impactos e resultados em um prazo me traga clareza sem adotar nenhum dogma.

Windows 95 rodando em um iMac Pro — não se preocupe em entender essa imagem.

Tenho me dado conta que sempre vivi em volta de um iMac Pro rodando um Windows 95… não é uma crítica ao Bill Gates, muito admiro ele como pessoa por suas constantes colaboração para a saúde no mundo, mas design e otimização nunca foram prioridade pra ele. O fato é que a máquina que eu to falando é um computador muito otimizado, imagine o que quiser, nosso corpo é uma máquina incrível, muito além do forma que fomos educados para desfrutar dela.

De repente você se da conta que não está mais em 1995, que tem outro sistema que funciona no seu hardware e que você estava subutilizando o seu potencial tremendamente.

Definir prioridades é fundamental e existem alguns mapas que podem ajudar. A Pirâmide de Maslow é um destes mapas. Em 2015 conheci o trabalho de Ken Wilber através do amigo Pedro Amorim e foi um boom de organização que levei alguns anos para começar a compreender apropriadamente, na época Pedro me apresentou o Super Human OS, hoje estudamos o Evolutionary Dynamics toda semana e trazem mapas incríveis como as nossas linhas de inteligência, níveis de consciência, quadrantes de percepção, entre outros.

Pirâmide de Maslow [https://en.wikipedia.org/wiki/Maslow%27s_hierarchy_of_needs]

Qualidade de presença

Passei a aplicar uma série de coisas do meu dia-a-dia que tem feito uma grande diferença, cronologicamente comecei com:

  • Dieta: durante 21 dias eliminei da minha rotina o sal, o açúcar, todos os tipos de carne e atividade sexual. Frutas e derivados de animais são permitidos. A comida preparada para as pessoas que estão nessa dieta são preparadas especialmente para elas e não podem ser divididas com outros que estão se alimentando normalmente para que o propósito da energia se preserve.
  • Tenho também estudado uma corrente contemporânea do Tantra chamada The New Tantra. Com tal prática tenho aprendido a partir da observação a nossa relação entre orgasmo e as substâncias prolactina, ocitocina e dopamina. (um artigo curioso da Vice onde o jornalista fica 21 dias sem sexo: https://www.vice.com/pt_br/article/pgempm/masturbacao-beneficios-cientificos-pessoais)

The New Tantra’s mission is to develop a modern sexual practice that abolishes ego inflation, greediness, disrespect and manipulation. This reminds of the celibacy and abstinence practices that are central to many religious and spiritual paths, but without the guilt, obsession and shame that always come with sexual repression.

  • Tenho estudado os pensamentos e ensinamentos de Siddartha Gautama, conhecido como o buddha (iluminado). Siddartha sistematizou a eliminação do sofrimento a partir da nao-reação, tal ensinamento é resultado das quatro nobres verdades e manter-se em tal estado se trata de desenvolver-se no Caminho Óctuplo. No site Acesso ao Insight http://acessoaoinsight.net/comece.php tem muito material a respeito, a Wikipedia tem os conceitos fundamentais de forma bem simplificada explicadas.
  • Meditação diária entre 30 e 90 minutos educando a mente a não reagir, aprimorando a qualidade de presença aprendendo a observar a respiração sem controlar, descobrindo estados mais profundos da mente ao perceber partes cada vez menores do corpo e é quando você passa a sentir o corpo por dentro. Fiz um retiro de meditação esse ano, o Vipassana, foram 10 dias meditando 10 horas por dia, em silêncio e sem desenvolver nenhuma comunicação além de consigo próprio, sem levar livros ou qualquer coisa para anotação.

A tríplice aliança: cetose, alimentação alcalina e jejum

  • Fazendo alimentação cetogênica que consistem na mudança da matriz energética do carboidrato para a gordura estimulando a produção de corpos cetônicos que é a energia que passamos a receber após jejum de 24 horas, sensação que provoca profunda clareza. Através desse mimetismo metabólico, após 3 dias passamos a produzir energia até 70% da energia da gordura produzindo corpos cetônicos. Antes a energia vinha do carboidrato que virava glicose e que além de não alimentar incrivelmente meu cérebro, alimentava uma série de parasitas que só sabem se alimentar do carboidrato e suas variações. https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/corpo-em-jejum-ou-restricao-calorica-tem-menos-inflamacoes-15353673
Why fasting bolsters brain power: Mark Mattson at TEDxJohnsHopkinsUniversity
  • Passei a observar a alcalinidade dos alimentos (os alimentos são classificados como ácidos ou alcalinos, de acordo com a quantidade de resíduos que deixam no organismo após serem digeridos e metabolizados, independente do sabor mais ácido ou não — fala-se de outras crenças a relacionada à dieta alcalina, estou falando aqui de alimentos de melhor aproveitamento). Nesse aspecto tenho experimentado uma alimentação sem carne há meses e sem leite e queijo de vez em quando e é nítida a disposição a mais que temos.

Diante de tais perspectivas comecei a buscar informações sobre o que se trata de fato a energia do corpo e ando cada vez mais familiarizado sobre a formação do ATP (Trifosfato de adenosina), o combustível da célula. Carboidratos, proteínas e gorduras são algumas formas que nosso corpo conhece para produzir a energia das células. Por mais que o ATP seja a energia do interior das células que vai permitir que suas células ajam da melhor forma de acordo com a sua própria natureza — falo da natureza da célula em si — tudo que temos de ATP no corpo parece que duram em torno de 10 minutos, ou seja, precisamos estar produzido na mitocôndria das células, através de um processos complexo que se chama ciclo de Krebs, as moléculas de ATP constantemente. Durante o processo muitas moléculas de ADP(Difosfato de adenosina) são formadas, entre 30 e 60%, e para que elas se tornem ATP elas precisam apenas de um radical fosfato inorgânico, ou seja, é possível nutrir o corpo para converter dessa oferta de ADP que temos de maneira mais simples e direta, através, por exemplo da creatina fosforilada que você encontra na loja de suplementos mais perto de você. É sempre legal lembrar que o cérebro é formado em grande parte por tecido muscular e gordura.

Abaixo há uma pirâmide que me inspiro constantemente, nela temos como o estágio mais primário de nutrição a dieta padrão americana, que estaria apenas acima de um estado de doença, vibracionalmente falando, ou seja, comer a cada três horas, carboidratos e processados. Loucura! Seguido de uma alimentação de comidas saudáveis: arroz, feijão, salada; e seguimos para uma alimentação orgânica… vamos refletir um pouco agora sobre o que é esse gráfico, ele está observando a vibração e consciência dos alimentos, vamos ignorar qualquer metafísica ou misticismo nesse momento, estamos falando aqui de quanto as moléculas desse alimento vibram, quão vivo ele está. Ou seja, um alimento processado está morto e vai te ajudar pouco a vibrar pelo que ele oferece no âmbito da agitação celular, processo fundamental para que as coisas possam transmitir moléculas vivas. Seguindo teremos as super-foods, os super-alimentos: moringa, cardamomo, cúrcuma, gengibre… são alimentos que carregam muitos nutrientes em pouquíssima quantidade e que são absorvidos de maneira muito fácil pelo corpo, aqui os nutrientes estão mais expostos. Acima teremos os alimentos de herança, eu fui pesquisar e se trata de nutrir-se da maior variedade possível dos alimentos, nessa pesquisa descobri que são mais de 100 tipos de tomate, por exemplo, e que riqueza é ter nutrientes diferentes vindo de diferentes formas. Acima estão as comidas vivas, organismos vivos como probióticos e nutrir-se de alimentos vivos no âmbito do preparo, quão mais próximos da ligação mesmo com a terra nutrindo o alimento, ou seja, cabe uma alimentação crudi-vegana aqui para experimentar. Acima estão as essências, as nutri-medicinas, o ginseng, os óleos essências — loucura, mas 1 tonelada de flores de rosa produz 1 litro de óleo essencial de rosa que parece ser o alimento que mais vibra que já foi encontrado, 320 MHz, enquanto alimentos vivos vão chegar a 50 MHz). Acima apenas o glorioso sol, a energia fundamental da Terra, o provedor de vitamina D. Há os que digam que da pra viver só dele, eu acredito que respirar é fundamental também, mas sim, acredito ser possível viver se nutrindo através da respiração e da exposição à luz solar.

Comecei a subir a pirâmide e sentir os benefícios, sentir o corpo mais vivo.

Recomendo muito esse documentário com a Dra. Hulda Clark, ela trará inúmeras considerações sobre a nutrição que desconhecemos e que podem potencializar muito nossa saúde.

Amen Ra, bi-campeão mundial de levantamento de pesos e com a recordista marca de levantar 305 kg, esse homem come uma vez por dia, é vegano, restringe sua alimentação caloricamente em 1200 kcal. Encontrei essa entrevista com alguém curioso que faz perguntas interessantes e recebe respostas bastante inusitadas.

Wim Hof Method

Documentário da Vice: Inside the Superhuman World of the Iceman
  • A exposição ao frio tem feito parte do cotidiano, conheci o Wim Hof por recomendação do amigo Hugo Takemoto enquanto estava viajando com minha filha por um mês este ano, o desafio foi aplicar fora do dia-a-dia tais hábitos como práticas de respiração, banho gelado e exposição ao frio. Existe um processo intra-celular de oxigenação celular e elevar o pH do sangue durante a prática da respiração proposta pelo holandês. Abaixo o documentário. Minha experiência é tão sublime que a vontade é de escrever um livro, mas nada melhor do que DIY (faça você mesmo) para comprovar tais técnicas. Tem um app para iOS e Android que explica o método e ajuda você a monitorar sua evolução.
Neste gif foram 8 minutos de permanência.
  • Estudo dos asanas que tenho praticado, um a um. Sempre que encontro alguém que pratica Yoga acabo estudando um pouco. Quero a yoga cada vez mais presente em minha vida. Wim Hof fala da importância de se praticar o headstanding por exemplo (Shirshasana), que provoca a inversão do fluxo sanguínio estimulando o coração a bombear sanguem em outra direção e irrigar o cérebro. É importante observar que tal prática requer uma técnica específica e é bom começar com alguém por perto para auxiliar.

Todos Somos Um

Thaïs Morell — Todos Somos Um [REC'n'Play]

Seguirei compartilhando ampliando este artigo e com outros, deixo agora vocês com algumas imagens que traduzem essa idéia, são fotos que estou selecionando para montar uma exposição algum dia e trazer essa idéia de que todos somos um (sugiro ver as fotos ouvindo a música acima).

Porto Alegre, Brasil | 2005.
Kilimanjaro, Tanzânia | 2017.
Salzburg, Áustria | 2015.
Miami, Havana, Hong Kong, Londres e Arusha.
Inglaterra (2016)
Nepal (2017).
Havana (2015), Katmandu (2017) e Hong Kong (2016).
25 de Março, São Paulo | 2005.
Tóquio (2016) e Havana (2015).
Doha, Qatar | 2017.
São Paulo, Brasil | 2014.
Arusha, Tanzânia | 2017.

--

--

Guilherme Meneghelli

Baseado em planta 🌱 Subindo em árvore 🌳 Vivendo na nuvem 💭