É urucum na bandeira!

Guilherme Meneghelli
Floresta TV

--

Rafael Quadros Guarani Mbya na Praça dos Três Poderes em Brasília no dia 3 de Setembro de 2021

Rafael Quadros Guarani Mbya em performance com urucum na bandeira lembra a cultura e o sangue indígena esquecido nos mais de 500 anos de nação. O Brasil é uma potencia plurinacional, com 263 idiomas e 305 povos indígenas espalhados nos mais de 8 milhões de kilômetros quadrados.

Depois de 200 anos de um grito com dor de barriga às margens do Ipiranga, Dom Pedro I proclamou um Brasil como alternativa à monarquia portuguesa que morria de medo da expansão de Napoleão em 1822, tudo para preservar e concentrar riqueza.

200 anos depois o Brasil não é mais refúgio para covardes, é selva de pedra, floresta em pé mesmo em semana de queimada. Aqui resistimos, nos reinventamos, nos unimos e vamos chutar o fascista do poder.

Essa foto é de 3 de Setembro de 2021, durante as manifestações do Acampamento Terra Livre em Brasília, montado para manifestação dos povos originários que se uniram em mais de 200 nações na capital do país para lutar contra a tese absurda do Marco Temporal e também contra a PL490 que fere a constituição e limita severamente a demarcação dos territórios.

Se existe uma independência a ser clamada ela começa em 5 de Outubro de 1988, esse ano ela faz 34 anos, eu vi acontecer, era uma criança de 4 anos de idade e o Brasil saindo das fraldas.

🦻 Texto Narrado

--

--

Guilherme Meneghelli
Floresta TV

Baseado em planta 🌱 Subindo em árvore 🌳 Vivendo na nuvem 💭